Fica, vai ter boato!

Conseguimos mais um feito histórico: somos agora, oficialmente, a cidade mais boateira do MUNDO! Não basta ter o melhor carnaval, a maior avenida, o maior shopping, o maior bloco. Temos agora o maior boato!

- Alô, filha? Você está onde?

- No carro indo pro shopping.

- Volte AGORA! Vá pra casa! A barragem de Carpina transbordou, o nível do Capibaribe subiu e às 17:15, exatamente (meu pai sempre foi pontual), teremos maré alta. Isso significa muita água.

Dei meia volta (acreditar no pai é prerrogativa fundamental para sobrevivência familiar) enquanto meu telefone tocou de novo.

- Alô, irmã? Tais onde?

- Já sei. É pra ir pra casa.

- Não! É pra ir pro TWITTER agora. O boato se espalhou e as frases estão impagáveis. #adoroboato

Quando eu cheguei em casa, o mundo já tinha se acabado (segundo o twitter). Carpina já tinha virado Tapacurá, a cidade estava alagada e a arca de Noé já estava vendendo passagens antecipadas (com saída prevista para as 17:15 precisamente). Uma onda de 30 metros se aproximava do Shopping Plaza (que, por este mesmo motivo fechou suas portas às 16h). Pânico, correria e confusão (imagine no dia que o Shopping Recife fechar, dizia @jeufigueiroa).

As empresas começaram a liberar seus funcionários (essa parte não é boato). Escolas fecharam, faculdades cancelaram as aulas, reuniões foram remarcadas, as linhas telefônicas ficaram congestionadas. Isso tudo antes da maré alta.

Resultado: o maior engarrafamento que o Recife já viu na vida (olha aí, temos outro record).

Agamenon transbordou (de carros). Os canais encheram (de lixo) Recife alagou (de boatos).Tapacurá explodiu (no trending topics).

Sim, no Trending Topics internacional só dava Tapacurá. Imagina o gringo, que toma conta do Trending Topics se perguntando:  “Que porra é Tapacurá? Será um novo jogador da seleção brasileira?”

Enquanto isso, @lusenalto avisava: “Acharam o corpo de Bin Laden boiando no canal da Agamenon após inundação” . A “notícia” foi confirmada pelo jornalista @santoskk que dizia com convicção ” Casa Branca confirma: corpo de Bin Laden não foi jogado ao mar, mas nas correntezas do Capibaribe” e pra completar, nossa presidenta Dilma anunciava a criação do BALSA-família para Recife!

Calma, calma, isso tudo faz parte da ação de marketing da COMPESA, que assim como a Prefeitura tem o lema: A gente faz, depois a gente mostra! Então? A gente não prometeu água e esgoto em TODO o RECIFE?

O jornalista @joaovaladares (que assim como @santoskk) já tinham aderido ao movimento #assumaseuboato , clamava por um posicionamento do Prefeito.  “João da Costa, vai que é tua. Olha a chance de aparecer e salvar seu mandato”.

João da Costa? E ele existe? Nessa confusão, eu podia jurar que ele era mais um boato!

Ou sei lá, depois de Madrid soube que ele foi visto no casamento de Kate e William e de lá seguia para a missa de sétimo dia de Bin Laden.  Sabe como é, esse pessoal político é muito ocupado com essas coisas importantes. Eles não tem tempo pra ficar twittando boato de enchente,né?

@santoskk, pra acalmar os ânimos avisou em off ( e entre aspas, porque já era um RT)  :  “Não diz p ninguém p não gerar pânico, mas tá dando um metro de água na Igreja da Sé.”

E o #assumaseuboato bombava nos trends de Raincife.

O pobre do @carlospercol (PercolMeuFilho, para os íntimos – que é assessor de imprensa do Governador Eduardo Campos, amigo de infância do meu irmão e o nome do peixe do meu filho)  suava (eu imagino)  e twittava sem parar : “A situação está sob controle. O Governador avisa que não há motivo para pânico. Tapacurá (mas não era Carpina? ) está funcionando normalmente”.

Percol, meu filho, a gente só quer saber se Eduardo é ou não é filho de Chico Buarque! Ele vai falar sobre isso na coletiva?

Fora do twitter, na vida real, o engarrafamento tomava proporções épicas. Tudo parado! No rádio tocava sem parar “Tomar banho de canal quando a maré encher” (versão de Nação Zumbi porque, por mais que Fabinho seja gatinho, é desafinado que dói).

E o boato crescendo, e o boato crescendo . As compotas da barragens de Carpina vão estourar a qualquer momento!

- Pessoal, quem tem COMPOTA é doce de goiaba, ok?, ensinava @williampaiva

Nunca, em toda minha vida, tive tanta pena de jornalista. A pobre da @clagoes twittava aflita: “é boato, é boato” e dava, como boa jornalista, informações (daquelas, de verdade). Alguém queria ouvir? Claro que não! @realejo inclusive sugeriu: “se a gente continuar o boato até amanhã de manhã, vai ter feriado prolongado em Recife” #assumaseuboato

Meu medo começou quando os amigos (vários) avisaram : estamos indo pra tua casa. O boato é que Aldeia é o único lugar que não vai alagar!

O que eu posso dizer, além de: “alguém traz a cerveja, por favor”

Agora sério: pra quem não é de Recife e não entendeu porra nenhuma desse post, eu explico! Em 1975 (na era pré twitter) surgiu um boato (dos grandes) que a recém inaugurada Barragem de Tapacurá havia estourado e que, uma onda de mais de 30 metros iria destruir o Recife. Pânico é pouco pra descrever a confusão. Histórias hilárias (hoje, porque no dia foram trágicas) surgiram desse desespero coletivo. Toda reunião familiar que se preze, depois de algumas cervejas, sempre acaba com as narrativas do dia que a represa não explodiu! Isso virou até filme (dirigido por Nelson Caldas), piada, conto, música.

No fundo, dá até um alívio ter participado do boato de hoje. Pelo menos vou ter o que contar para meus netos!

- Oxe Téta, esse blog não é sobre moda?

- Mas, se Tapacurá tá no TRENDING TOPICS internacional, é porque tá na moda!

Ah, quase que eu ia esquecendo: não alagou, não chuveu, não transbordou.  Agora, se Dudu é ou não filho de Chico Buarque, isto ainda não está devidamente esclarecido!

176 ideias sobre “Fica, vai ter boato!

  1. Natália disse:

    Muito bom esse post… Passei por várias ligações dessas ontem já que tava trabalhando em Gravatá…. Ng merece..

    Muito bom! =)

  2. priscilla disse:

    Adorei!!!!! Merece um filme viu!!! Parabéns Teta!!!

  3. Bianor disse:

    Teta muito bom este texto! Uma pena eu nao estar em Terras Recifenses para ver este Apocalipse Now! Porem seu texto ajuda muito.

  4. Eduardo Rezende disse:

    MUITO BOM esse post! Vc escreve MUITO bem! Tu sabe onde eu posso encontrar esse filme? Eu sempre fui afim de assistir, e agora que eu vivi algo parecido é que a minha vontade aumentou. No aguardo. Obg.

  5. Polyanna Ribeiro disse:

    Literalmente, “depois da tempestade, vem a bonança”.
    Após a apreensão inicial, dei altas gargalhadas… Muito bom o esse post!

  6. Diogo disse:

    quá quá quá quá, rir pra não chorar!!! muito bom

  7. Raul Diegues disse:

    Fantástico seu post…. muiiito inteligente e com um humor sarcástico completamente adequado a situação….

  8. Thâmara disse:

    A única coisa verdadeira nesse boato todo é que a maré de fato estava cheia e o canal da Agamenon transbordou por isso.
    Sou de São Lourenço e o pânico por lá só n foi maior pq a informação q não aconteceu nada com Tapacurá chegou mais rápido, afinal a barragem é localizada lá mesmo.

  9. Gabi disse:

    Morrendo de rir! kkkkkkkkkkkkk relato perfeito.

  10. Lídice disse:

    Hahahahaha amei o post… aliás adoro ler as coisas que tu escreve, mas esse foi o augeeeeee…SIMPLESMENTE MUITO BOM TÉTA!!! bjin

  11. Minha querida… Parabéns, seu texto está maravilhosamente irresistível, fui atraída pelo fato mais impressionante kkkkkkkkkk Adorei sua narração, e espero que esse fato de Eduardo ser filho de Chico seja logo definido e desvendado, afinal como diz minha prima: “eu era menina” quando esse assunto já era questionado kkkkkkk grande abraço querida, toda sorte pra você.

  12. Thays disse:

    Ótimaaaaaaaaa você, muito sagaz. Adorei…mas alguém que além de mim não acreditou em absolutamente nada, pegou o lençol e foi dormir as 20h. heheheheheheheehhe…

  13. Petra Pastl disse:

    MUITO BOM! E foi tudo assim mesmo…Eu tava lá. “Meninos, eu vi!”. Hahahahahahaha

  14. Detona-se, Teta… FANTÁSTICO O POST!!!

  15. Christine Matos disse:

    Ameiiiii o post.Rir é o melhor remédio!

  16. Kari Lopes disse:

    Teta minha querida, texto perfeito, morrendo de rir, parabéns, vc como sempre arrasando!

  17. @dcoutelo disse:

    Parabéns pelo texto. Super-divertido e muito bem pontuado. Realmente não são só os engarrafamentos que param o Recife. Boatos também.

    Mas deixar em aberto a pergunta que roda as rodas de bar, o cancioneiro popular, os intervalos do futebol no estádio, o disse me disse dos salões de beleza, e até mesmo nos coffee breaks de seminários, “DUDU É OU NÃO É CHICO JR.?”, foi maldade com os leitores. :D

    Apuremos o fato.

    Quanto as cheias e o nosso espectro-prefeito só posso dizer uma coisa: #joaomelevapramadritambem.

  18. Leon Victor de Queiroz disse:

    Você deveria não só falar de moda, mas também do cotidiano no Recife! Não diariamente, mas corriqueiramente. Adorei!

  19. Marina disse:

    Não estou no Recife e acompanhei tudo pelo twitter e facebook.. Imagino o desespero da galera aí! Resumiu tudo nesse post, ri muuuuito! Só espero que o boato ‘parte 2′ não tenha as mesmas consequencias que o de 1975.

  20. Bruno Araújo disse:

    O melhor sobre O boato

  21. Claudia disse:

    Muito bom, rolaando de rir. Que porra é Tapacurá.. ahahah

  22. Cris disse:

    alagou, choveu e transbordou sim. olha a situação do Plaza -> http://twitpic.com/4u78g3

  23. roberta disse:

    Teta, sou Roberta, ex estagiaria (ainda bem) da estação tv, onde vc ia estrear o programa o 5º elemento lembra?
    pois é…
    Concordo parcialmente com o que vc diz.
    Vejamos: primeiro, o capibaribe transbordou sim em alguns pontos, nada demais concordo, mas foram em áreas nobres da cidade causando um enorme transtorno (esse povo- me incluo- não é acostumado a enchente), embora o novel do alagamento tenha sido baixo foi em áreas de grande fluxo de carros e de pessoas. Torre/ parnamirim/graças/casaforte.
    Por outro lado é logico que houve um alarme falso causado pelo temor da população. Acerca da abertura das “compotas” de tapacurá….
    E o governador colocando panos mornos dizendo que nada havia acontecido.

    Mas aconteceu sim! Emuita gente ta tendo prejuizo. E isso não é boato, é fato!!

    Ps. vc bota para quebrar qdo o assunto é artigo!

  24. Renata disse:

    Sem contar que o organizador do CinePE parou tudo na noite de quarta-feira e deu a seguinte mensagem “Gente, não é motivo para pânico, mas a DEFESA CIVIL pediu para que todo mundo fosse para casa e não saisse mais. À meia noite vai ter a maior chuva de todas.” E assim o último filme foi cancelado, todo mundo saiu correndo pra casa. Já em casa, abro o jornal online e vejo: “GOVERNO DESMENTE BOATO. DEFESA CIVIL NÃO DEU AVISO NENHUM. ESTÁ TUDO SOB CONTROLE”.

    KKKKKKK

  25. sandra souto maior disse:

    O melhor post do mundo!

  26. Ericka Félix disse:

    Ri alto! kkkkkkkkkkkkkkkk… Muito show!

  27. ricardo florencio disse:

    não é boato! o seu post está correndo nas listas de e-mails. muitíssimo bom!

  28. JuDOlores disse:

    KKKKKKKKKKKKKK… Muito bom! Sei que não tive aula e cheguei em casa cedo, esperei o fim do mundo vendo umas séries e comendo sem culpa. Pras minhas bandas o trânsito não foi infernal. É incrível ver a velocidade das informações nos dias de hoje da atualidade moderna cara! ^^

  29. Valdisia Pimentel disse:

    Muito criativo… gostei muito e vivenciei essa boataria toda!

  30. Marta Samico disse:

    Muito bom, Téta. Pena que não rolou um batida salve todos ontem. Teria me poupado várias horas de engarrafamento. Beijos

  31. Pollyanna Alves disse:

    ADOREI. perfeito seu texto.

  32. Muito bom! Ri de doer =)

  33. Júlio disse:

    Geniaaaal! \o/

  34. Camila disse:

    Nossa,muito bom o texto, parabéns!Ri litros aqui…Queria ver o filme =/…Será que dá para baixar na net?
    beijos

  35. Antônio Limeira disse:

    Muito bom o texto! PARABENS!!!

  36. Júlia Giordani disse:

    esse post ficou FANTÁSTICO!!!

  37. Miguel Melo disse:

    Tetinha, parabéns pelo texto!!! Muito bom, quase choro de rir.

  38. Aninha disse:

    Kkkkkkkkkkkkk. ADOREEEEIII!!! Parabéns pelo texto! Perfeito!!

  39. kkkk …. Morri de rir!!
    Tá vendo?? Boato sempre serve pra alguma coisa, que neste caso, eu acabei vindo parar neste blog (vi no twitter) e morri de rir com este relato!!
    Muito bom!!
    Voltarei sempre por aqui!!

  40. Zé Luís disse:

    Pois é… Boato é foda mesmo.. Agora todos entendem o pq de “Veneza Brasileira”.

    Ah, e nem temos mais o maior shopping, nem o melhor carnaval e nem a avenida mais longa. Nem disso mais pra “se orgulhar”.

  41. Luciana Cavalcanti disse:

    Adorei o texto.

    Mulher e não é que eu estava prestes a começar uma reunião na Madalena e meu pai desesperaaaaaaaaaaaaaado me liga: “vá pra casa agora que onde você mora (Caxangá, próximo ao Golf Clube) será o primeiro lugar a alagar.

    Na hora pensei: “vou fazer o que lá se vai alagar???

    Meu pai estava tão aflito que não percebeu que estava me mandando pra zona de conflito!!!

    Dai como anunciavam nas redes sociais que esta região seria a mais afetada começou o povo a me ligar: mãe, irmãs, amigos a contar histórias absurdas!!!

    Tive vontade de chegar em casa e subir as escadas com o carro nas costas pra não deixar o pobre morrer afogado, já que moro no 3ª andar.

    Esta foi pro meu diário com certeza e a impressão desse texto também pra registrar o dia mais mentiroso da minha vida. E olha que passava mais de um mês do dia da mentira!!!

    Abs
    Luciana Cavalcanti

  42. Eliz disse:

    Muuuuito bom!!!

  43. Luísa Guarines disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, parabéns por essa imaginação espetacular na escrita!!

  44. Isabela Moraes disse:

    Isso é que é relato danado,foi assim mesmo,igualzinho.Muito bom, muito bom.

  45. Rafoso disse:

    Há um boato que eu tuitei essa parada de Osama antes:

    @Rafoso “Encontraram um corpo boiando em plena Agamenon Magalhães, que neste exato momento está debaixo d’água. Há rumores que seja o de Osama.”

    Mais em “Sensacionalismo e Super-Herói”: http://on.fb.me/l6zVBc

  46. Aurelino disse:

    Muito bom, muito bom mesmo.
    Parabéns.
    Fiquei com muita vontade de ver esse filme. Não achei. Alguém?

  47. deborah disse:

    pórran, eu ia fazer essa piada da Igreja da Sé.

  48. Dany Geber disse:

    muuuuuuuuito bom esse post, de verdade!

  49. Ieda disse:

    caramba muito bom.,.estou rsrssrrs excelente

  50. Ana Luiza Barros disse:

    …kkkkkkk….chorei de rir aqui lendo esse texto! Parabéns!!! Só quem tava aqui no Recife sabe do “tumulto” que foi essa boataria de ontem….TRAGICÔMICO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>