Faz sentido.

Nem Jesus, filho de você sabe quem, chegou aos 40.

Ele deve ter pensado,

- Esses 40 vão ser uma barra….

Aí, agilizou o processo milagres/ceia/crucificação para subir aos céus antes mesmo dos 35. Porque, se você pensar direitinho, Jesus Christ, o superstar, não iria querer ser lembrado careca e com uma mancha senil no rosto.

Por isso mesmo, esse selfie que você tem do filho do Todo Poderoso aí na sua igreja,tem cabelos longos e zero% de rugas trans.

De besta, Jesus só tem mesmo os seguidores.

Para evitar a fadiga cristã, vou pular do Antigo Testamento direto para 2013. Mais precisamente, a última quinzena do derradeiro mês do ano que acaba de acabar: 27 de Dezembro de 2013.

Eu e meus 40 anos.

Meus e de mais ninguém.

- Menina, mas você está ótima. Nem parece que tem 40. Cara de novinha.

O “elogio” repetido 40 X 40 vezes neste último mês encheu minha timeline, meus ouvidos e as entrelinhas da minha vida social e virtual.

Ser novinha parece-me, é qualidade. Virtude até.

É como se eu tivesse passado cinco anos estudando para ser novinha. Como se, depois de estagiar em uma empresa renomada, passado o período de labuta, fosse finalmente promovida ao concorrido cargo de “você tem cara de 28”.  Como se, depois de tanto esforço, físico ou intelectual, me fosse concedido a honra de “nem parece a idade que tem”.

Por mais que você, caro amigo/parente/conhecido, tenha tido as melhores das intenções, “você tem cara de ser mais nova” não é elogio. Pelo menos não deveria.

É bullying, eu diria mais.

A cara de pirraia me foi concedida por uma conspiração de DNA do qual não posso levar glória nem culpa. Esta coroa de louros não me pertence.

Ter 40 anos e parecer ter 40, (peço licença aos leitores para usar um parágrafo inteiro com citações clichês) com toda maturidade, auto-estima, confiança, experiência que a idade lhe convém, deveria ser o máximo. Arretado, traduzindo para o dialeto local.

Abaixo a ditadura dos estereótipos convenientes: magras (produtos diet e light agradecem a preferência), de cabelos lisos (um oferecimento da escova rotating air, que seca, alisa e modela ao mesmo tempo) e novinhas (cuja participação nesta crônica foi gentilmente cedida por cremes e intervenções cirúrgicas).

- Perca sua vez e volte dez casas.

- Não, obrigada.

Queria ter simplesmente ouvido:

- 40? É, faz sentido.

eu5

eu

eu2

eu3

eu4

Onde foram parar, afinal, as mulheres que correm com os lobos (neste karalho)?


 

14 ideias sobre “Faz sentido.

  1. Vanessa Agra disse:

    Faz mesmo todo sentido…. :-)
    Uma vez um amigo me contou uma história cuja veracidade eu não posso atestar, mas a lição guardei pra mim. Disse-me ele quando Maria Bethânia tinha 50 anos, um repórter perguntou-lhe por que não pintava os cabelos. Ela respondeu sabiamente: “Você quer que eu esconda o que a natureza levou 50 anos pra fazer?” :-)

    Me identifiquei com seu post porque eu estou nos meus 45 e a vida inteira tb escutei que pareço menos do que tenho. kkkkk Nunca menti minha idade (nao entendo porque as pessoas mentem idade?) e sempre ouvi esse mesmo tipo de coisa. Não sei se sou tão sábia qto Maria Bethânia, porque já estou com vontade de fazer uma mechinhas cor de mel pra cobrir uns grays que estão espetando aqui e ali…. mas quem sabe? Talvez quando eles, os frios prateados, chegarem com toda sua força, eu seja tomada pelo ímpeto de exibir minha maturidade conquistada com tanto esforço! Ou talvez não….já que sempre adorei cores nos meus cabelos!

    Você e Maria B estão certíssimas…. Amadurecer jovem não tem nada a ver com aparentar ‘nova’. Vai bem além disso… adoro pensar nas minhas rugas como carimbos das tantas garagalhadas dadas e inúmeros sorrisos de uma vida abençoada por alguns poucos momentos difíceis e ruins salpidados no meio de uma maioria de maravilhosas experiências!
    Então… um parabéns reformulado a você: 40 and fabulous por 40 anos muito bem vividos e muitos mais por vir!
    E Feliz Ano Novo, by the way! <3

  2. Sérgio bob disse:

    Teta vc é a versão feminina de Benjamin Burton.

  3. melk disse:

    nossa !
    que texto gostoso , denso …. maravilhoso !
    e quando vejo esse vídeo no final foi foda ….
    parabéns pelos 40 !
    bjao

  4. Karina disse:

    Martha Medeiros escreveu uma crônica assim.. Puta da vida com quem reparava mais na pele dela do que no conteúdo de uma palestra que ministrava..
    Valorizo toda a maturidade adquirida ao longo dos seus 40 anos.. Mas que tu tás uma mocinha linda( sem ofensas), isso tá!! Parabéns, querida!!!

  5. Luiz disse:

    Existe quarentonas e quarentinhas, vc está quarentinha.

    Bjo.

  6. Téta Barbosa disse:

    Pois é Vanessa, tb não sou tão sábia quanto Maria Betânia, mas me arretei porque os únicos comentários foram sobre aparência. E todo o resto que eu, de fato, conquistei? Living and learning, my friend. bj

  7. Téta Barbosa disse:

    Karina, é mais ou menos por aí. Tudo bem ter cara de novinha, mas não é só isso, né? O problema é quando só se nota isso.

  8. Juli disse:

    É só vc usar camisa se botão, saia no joelho, brinco de pérola, bolsa no sovaco e sapato de bico fico. Pronto! Fica com cara de 40.

  9. Zeca Borges disse:

    Hoje, eu percebo que aos 40 eu era muito velho. É impressionante como meus conceitos eram senis. Estou bem melhor agora, aos 70. Ainda um pouco idiota, talvez, como insiste meu filho (de 40!).

  10. Paula Pessoa disse:

    Eu não tenho 40, mas fiz 30 no último dia 31 de dezembro e sempre escutei “ah, tu tem cara de 18″ “nem parece a idade que tem”, já fui barrada em boate por me acharem “novinha” hahaha Não entendo como o povo associa beleza a juventude, pois estou mto melhor com 30 do que com 18 e sei que quando chegar aos 40, vou estar melhor ainda, pq a beleza que ninguém vê que é a sapiência e plenitude da alma nunca é comentada. Feliz 40 Téta!

  11. André Porto disse:

    Teta, gosto de você assim, realizada e realizando. E cada vez melhor! Parabéns!

  12. thaisa disse:

    adorei isso!quarentona linda

  13. Alessandra Barbarini disse:

    É. Faz sentido! Eu tenho 40 e quase 41. Quero pelo menos mais 40 para mim e para vc! Bj

  14. Juão disse:

    I´m in love with your mind. Keep publishing I´ll keeep reading!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>