A treta das tetas.

No episódio de hoje, peitos vetados do Facebook causam furor e topless online.

Mulheres do mundo todo sentem, inexplicavelmente, uma vontade incontrolável de mostrar as tetas na rede social. O fenômeno desencadeia o dia mundial do “você foi vetado do Facebook por um mês e se ficar frescando vai ser vetado para sempre”.

Sobem os créditos finais enquanto o pessoal que foi barrado tenta empurrar os portões dourados que separam a rede social da vida real.

Para fins de contextualização, o vírus do “quero mostrar meu peito no facebook” se espalhou pelo Recife quando a foto do disco da cantora-performista Karina Buhr foi vetada por se achar Deusa e mostrar suas divinas tetas.

O Facebook, que apesar de muita gente achar que é a sala de estar de casa, mas que, na verdade, é uma empresa privada, não vetou Karina Buhr, porque ele nem sabe quem é Karina Buhr. Ele vetou os peitos dela porque, como toda empresa privada, tem regras.

Não concorda com as regras? Não tem problema. Você não é obrigado (isso pouca gente sabe) a entrar no facebook.

Sabia que se você quiser, nem precisa ter perfil lá? (cai o pano).

Mas, caso queira entrar na casa de Mark Zuckerberg, então mano, segue as regras do cara.

Peitos são lindos e não incomodam a maioria das pessoas. Não me incomodam, certamente. Mas talvez, só talvez, incomode aquela freirinha de 112 anos, que mora no convento e usa o Face para se comunicar com a família no interior de Minas. Talvez, só talvez, o que é ok para você, pode não ser ok para o outro, e “putz que chato” lá vem aquela conversa careta de respeitar o outro.

Sabe quando você está fora do país, vê um brasileiro furando a fila e pensa “caraca, brasileiro é foda, não sabe obedecer regras”. Pronto, você que está mostrando os peitos no facebook é o brasileiro furando a fila na Disney.

Você é a criança fazendo birra no meio do supermercado porque a mãe não deixou comer o biscoito antes do almoço.

Você é o cara (ou a cara) que vai fumar dentro do Shopping, mesmo sendo proibido, porque “ah, sou livre e faço o que quiser.”

Mostrar o peito no facebook não te torna uma feminista intelectual que luta pelos direitos humanos e liberdade de expressão, apenas te torna uma pessoa que não sabe se comportar na casa dos outros.

Vendo por outro lado, suponhamos que este argumento esteja completamente errado.

Suponhamos que a sociedade tenha ocupado o Face e que agora a rede social seja domínio público.

Suponhamos, em seguida, que a liberdade de expressão seja, a partir de hoje, irrestrita e absoluta na rede. Teremos peitos, paus, cus, cenas de sexo, masoquismo,crentes, pastores, sua avó, seus filhos e sua prima, todos misturados na timeline da democracia.

Legalizaram geral.

Eu, careta que sou, iria achar meio vibe errada abrir minha timeline de manhã e dar de cara com a foto de uma velhinha, sempre tem uma velhinha, com roupas de borracha vinílica chicotando a bunda de um macho alfa dominante. Mas essa sou eu, uma bobinha com a estranha mania de cumprir regras, seguir leis e, pasmem, chegar na hora.

Eu te pergunto, na real, você vai encarar a liberdade total de expressão ou só da sua expressão? Porque eu sempre acho que a liberdade da gente acaba quando começa a do outro.

Quer fazer compras no shopping? Apague o cigarro.
Vai entrar na Igreja? Tire o chapéu.
Vai fazer pagamento no banco? Fique na fila.
Quer entrar no Facebook? Coloque sua blusa.

*O que não entendo mesmo é a relação de peitos com a venda de discos. Ah, esse maravilhoso mundo secreto do marketing.

Enquanto isso, eu olho para a timeline da rede social e penso “bixa, melhore”.

#TétaNãoQuerMostrarTetas

 

 

2 ideias sobre “A treta das tetas.

  1. Letícia Garcia disse:

    É isso aí…

  2. Wal disse:

    Fazendo o papel de advogada do diabo, fui lá olhar as regras do facebook com relação à nudez e vi que “permitimos fotos de pinturas, esculturas e outras obras de arte que retratem figuras nuas”. Eu acho que a foto se enquadra como obra artística, não tem, ao meu ver, conteúdo sexual, como a rigor também não tem a foto de uma mãe amamentando (o que também é permitido). Tava nem sabendo dessa polêmica mas acho que a revolta da sua timeline é de ver outros conteúdos serem disseminados sem problema enquanto que uma foto artística (sério, não tem conteúdo sexual, Teta!) é banida porque mostra os mamilos de uma mulher. Lembrando que o facebook é para maiores de 18 anos e, ainda que uma freira possa se incomodar com as tetas de alguém, outra pessoa também pode se incomodar com uma oração. É a vida em sociedade, enfim. E com isso não estou dizendo que tudo é permitido, só acho que os critérios tem que ser os mesmos sempre que se aplicarem a pessoas em condições de igualdade. Por que não banir a foto de um homem sem camisa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>