Téta-Healing: um texto pseudo-espiritual para curar a meritocracia da alma

Pegue seu quartzo rosa energizado, libere seus preconceitos e vem comigo nesta reflexão para desbloquear o fluxo do neoliberalismo espiritual que tomou conta do mundo.
Tudo começou quando gourmetizaram o “obrigado”. O que tem de errado com um obrigado, minha gente? Simples e honesto, esse agradecimento cheio de boa intenção e usado há séculos foi repentinamente substituído pela “gratidão” que, não satisfeita, virou “gratiluz”. Aí nosso autêntico “obrigado” foi cancelado pelo pessoal do coaching quântico e agora vaga deprimido pelo universo paralelo da realidade.
Uma lástima.
Daí em diante, foi ladeira abaixo.
A customização da fé não é, no meu entendimento, o maior problema. Junta uma ideia do hinduísmo aqui, uma teoria da cabala ali, coloca umas cartas de tarot, lê o horóscopo do dia e distribui uns cristais pela casa. Se te fizer bem, ótimo.
Para você!
A questão que me incomoda, ou melhor, me deixa puta, é que não existe só você no mundo. Pasmem! Olhe em volta e perceba que se seu processo de autoconhecimento espiritual não estiver conectado com os problemas do mundo, você está usando sua “good vibes” para disfarçar sua alma neoliberal egoísta.
Desculpe se desalinhei seus chacras, mas a teoria da prosperidade deve servir para erradicar a fome, o desemprego e não para você trocar de carro ou comprar a casa da praia.
A espiritualidade é uma coisa linda, mas fica feio quando serve para mercantilizar a vulnerabilidade alheia. Afinal de contas, qual a diferença entre um guru em posição de lótus vendendo um curso online de vivência mística e Edir Macedo pedindo o dízimo?
É só trocar “Deus” por “Universo” e Ele, o todo poderoso e capitalista, esqueceu o amor ao próximo e agora vibra na abundância do porcelanato.

Segura aí a mão do teu terapeuta, porque ainda vamos entrar no assunto de quão classista é ser espiritualizado nos dias de hoje. Já viram o preço dos cristais? Isso pra não mencionar que cristais são recursos naturais extraídos por crianças em condições análogas a escravidão da Índia, China, África e Brasil. Tem certeza que tu quer essa energia na tua casa, bênça?
O comércio do bem-estar definitivamente não está conectado com a vibração da sustentabilidade.
Existe a prática espiritual legítima, claro. Mas os jovens místicos andam conectados demais com os astros e desconectados com a realidade. O que faz muito sentido, considerando que a realidade está uma bosta. Então a armadilha está montada e, como o chão está escorregadio de tanto óleo essencial, fica cada dia mais fácil de deslizar e cair nesse poço sem fundo que é o autoconhecimento individual e crenças limitantes neoliberais.
O que nos limita é nosso egoísmo.
Então, na vanguarda da esquizofrenia coletiva, entoa esse mantra comigo: meu carma eu mesmo faço e, de quebra, ainda ajudo o carma dos outros. Porque está na hora dessa gente mostrar seu valor. Somos melhores que isso.

Dito isto, alerto que sou muito racional pois Capricorniana, tenho um deck de tarot feminista e coloquei uma espada de São Jorge na entrada da casa pra filtrar o mau-olhado. Vai que….

*Nota de rodapé – O título deste texto, caso você não entenda o vocabulário do jovem místico, vem de um conjunto de técnicas de terapia energética que identifica e transforma pensamentos negativos definidos como verdade, chamado ThetaHealing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>